70 anos Assembleia de Deus

A Igreja Assembleia de Deus em Pau Brasil Bahia comemorou os seus 70 anos de Fundação nos dias 22 a 24 de Outubro de 2010. Atuando na parte Louvor a cantora Eliane Silva, de Belo Horizonte-MG, Banda Unidos com Cristo, Claudeir e Banda.


Pregando a palavra de Deus  o Pastor Valdomiro Silva, Presidente da Convenção das Assembleias de Deus da Bahia. 
Pr. Valdomiro Silva
e o Pastor  Marcio Santos Braga de Salvador Bahia.
Pr. Marcio Braga


            Afirma-se por alguns membros, desta entidade religiosa, no ano quarenta deu se início a uma pequena congregação, da Assembléia de Deus nesta cidade, antiga Santa Rosa, hoje Pau Brasil.
            Tendo como desbravador o Ancião Josué Berto de Brito conhecido como Zuza.
            Os primeiros cultos foram realizados na residência da nobre família Brito Nascimento, que jamais deixará de fazer parte da nossa memória eclesiástica.
            Hoje alguns já dormem no Senhor, outros, porém continuam trabalhando nesta seara incansavelmente. No decorrer de alguns anos o trabalho cresceu grandemente que foi preciso uma organização para a sucessão da obra.
            Naquela mesma época, o Evangelista João Bomfim Junto ao pastor Presidente do campo Theodoro Feliciano de Santana, Trabalharam ativamente com o mesmo objetivo em comum acordo, tendo como auxiliar do trabalho o irmão Antonio Pereira Souza. ( Atualmente Ministro Jubilado).
            O Senhor continuou abençoando maravilhosamente esse trabalho de maneira inexplicável, que o número de membros tanto na zona rural obteve um grade desenvolvimento.
            Com o afastamento do Pastor Theodoro, assumiu a direção ministerial deste trabalho, o Pastor Rodrigo da Silva Santana, no período de um ano e dois meses: sendo impossível a sua assistência, dado as atividades no vasto estado da Bahia, o mesmo apelou para a convenção bahiana no ano de 1973, para um outro Pastor assumir a responsabilidade do Campo de Camacã – BA. Sendo de Aceitação dos convencionais, o Pastor José da Silva Santana, foi designado e de bom grado aceitou a liderança de referido Campo. E no ano de 1974 o mesmo tomou posse.
            No inicio de suas atividades, o Pastor José Santana, encontrou a estrutura do Templo. Iniciada por João da Silva Bomfim e Antonio Pereira Souza,  iniciado no ano de 1968. O trabalho foi bem sucedido, na presidência do Pastor José da Silva Santana, que deu continuidade ao trabalho em 1977 o mesmo deu o término do templo juntamente com o Pastor Antonio Pereira Souza que estava  na direção, no dia 25 de março de 1979 com a colaboração de muitos irmãos como auxiliar do trabalho muitos anos, são eles José Marinho Lisboa, Antonio João, Josué Brito de Miranda, Cecília Ramos, Melânia Melgaço, Jonas Nobre, Plínio Marques, Ana de Americano, Tiago Alves, Anastácio Dias, Josefa Alves Freitas, Eurípedes Alves Freitas e ainda outros que continuam integralmente nesta obra.
            Em 1987, devido as suas ocupações o Pastor  José Silva Santana deixou como auxiliar nesta Igreja, o Presbítero Sebastião Raimundo Pereira Costa que atuou durante seis meses.
            No dia oito de abril de 1988, a Igreja foi emancipada e aprovada pela Convenção Bahiana, sendo empossado o Evangelista Elias Moura dos Santos como Pastor local.
            No dia 13 de Novembro de 1988, foi escolhido para o presbitério da Igreja o irmão José Marinho Lisboa. Para o diaconato os irmãos Elizeu Graciano dos Santos e Walmir Marques da Silva.
            Em abril de 1989, foi realizado o I congresso de Jovens desta Igreja. Representando o Pastor Dermeval Lopes de Cerqueira estava o Pr. Manoel Monteiro Trindade da cidade de Mutuípe-Ba. Também marcou presença o Pr. Eliel Amaral Soares e cantor Afonso Augusto juntamente com o conjunto Acordes da Fé.
            Movido pelo Espírito Santo foi realizado uma semana de avivamento falando sobre o Espírito Santo e a necessidade da Igreja em nossos dias no qual proporcionou grandes naqueles dias.
            Em 12 de outubro de 1989 realizou-se o I Congresso de crianças, tendo como preletores Ademar dos Reis e Rosemary, vindos de Belo Horizonte – MG.
            Em dezembro do mesmo ano realizou-se a lº Escola Bíblica de Férias sobre a liderança de uma equipe de Jovens.
            Em janeiro de 1990, foram escolhidos para o diaconato os irmãos, Eduardo de oliveira, Cosme Fernandes e Aurino da Silva Ramos.
            No dia 24 de fevereiro do mesmo ano foi inaugurada a congregação localizada no lava-pés. Na tarde do dia 25 do mesmo ano na região da Águia Vermelha foi feito o lançamento da pedra fundamental.
            Foi realizado o II Congresso de mocidade de seis a oito de abril de 1990 como pregador oficial estava o pastor Otávio Rendeiro de Jesus, O qual o Senhor usou poderosamente. Cantora oficial Berenice da Silva do Rio de Janeiro. Houve outros cantores que participaram do evento, inclusive o conjunto Unidos com Cristo. Foi uma verdadeira apoteose Deus se fez presente de modo maravilhoso.
             No mês de Junho de 1990 houve um trabalho em forma de gincana, com o nome de pescaria Evangelística: este evento trouxe muitos resultados, muitos foram os que aceitaram a Jesus, desviados que retornaram ao lar paternal e toda Igreja foi mobilizada para este trabalho.
            Em julho deste mesmo ano, realizou-se na cidade de Uruçuca, a reunião de obreiros, e nesta o Pr. Elias foi transferido para a cidade de São Felipe, enquanto para Pau Brasil foi designado o Pr. Eliúde de Amaral Soares. A cerimônia de posse e despedida se deu em 11 de agosto 1990 e foi oficialmente realizada pelo 1º secretário da mesa da CEADEB, Pr. Israel Alves Ferreira representando o Pr. Dermeval Lopes de Cerqueira.
            A partir daí sendo empossado neste campo o Pr. Eliúde Amaral Soares o qual desempenhou com grande veemência a responsabilidade que o Senhor lhe confiou. Em sua gestão foi inaugurada a congregação da Água Vermelha, realizou também uma confrartenização referente ao dia da Bíblia com a presença de todos os evangélicos das Igrejas existentes em nossa cidade, bem como o conjunto Unidos Com Cristo. Na área de ensino, fomos brindados com o Seminário Bíblico Criveli de São Paulo, sob a direção do Evangelista Samuel Nami o mesmo foi realizado no período de três a dez de fevereiro do ano de 19991.
            Com a transferência do Pastor Eliúde Amaral Soares, tomou posse nesta Igreja no dia 26 de Julho de 1992. O Pastor Edílson Alves dos Santos o mesmo realizou vários seminários com o objetivo de trazer maiores conhecimentos para todos nós.  Foram realizados alguns eventos como; aniversário da congregações de Água Preta, Selva de Pedra, e o Aniversário do Circulo de oração da Água Vermelha, e o encontro de Jovens em junho de 1993.  
              No dia 30 de Janeiro 1994 é transferido o Pr. Edílson Alves dos Santos, sendo empossado em seu lugar, o Pr. Antonio Pereira Souza, que pela 2º vez trabalhou nesta Igreja.  
           Na sua gestão deu inicio a construção de um templo maior onde comprou uma casa ao lado muitos irmãos ajudaram nesta obra. com a jubilaçao do Pr Antonio Pereira, assumiu a  presidência da Igreja Pr. Elias Conceição, o mesmo inaugurou.o templo, após mais de três anos da trabalho foi empossado como Pr. Presidente Pr Antonio Sansão que também serviu o Senhor nesse campo e uma de suas marcas foi o inicio da construção no alto da Telebahia, após de mais de três anos  assumiu como presidente do Campo o Pr. Cláudio Nascimento que juntamente com o povo de Deus realizou a Grande festa dos 70 anos de bençãos e Vitórias. 


Comentários

  1. É pra ficar na história esta festa dos 70 anos!
    Foi muito abençoada.

    ResponderExcluir
  2. Sou neto de Josué Berto de Brito e fiquei emocionado com a história da Igreja em Pau Brasil. Gostaria de saber se vocês possuem algum documento ou alguma fotografia do meu avô. Se alguem tiver qualquer informação favor entrar em contato pois busco preservar a história da família. Saudações em Cristo. Presbítero: Neemias do Nascimento Paris. Email: neemiasparis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus!
    Só agora encontrei essa maravilha de documentário!
    A AD em Pau Brasil é o início da minha vida!
    Minha terra natal, sou filho do saudoso Pastor João Silva Bomfim e ir. Aurelina Silva Bomfim... Neto do Pr Theodoro Santana!...
    Quanta alegria enche meu coração nesta madrugada...!
    Tive a honra de pregar duas vezes aí no período do Pr Antonio Pereira - Um congresso de jovens e uma cruzada evangelística duas noites na rua!
    Deus continue esta que acaba de comemorar seus 79 anos de existência!
    Abraço a todos.
    Pr Jacób Silva Bomfim - AD Ipecaetá/Ba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os Pobres São Tão Pobres?