Sermões

_____________________________________________________________

Missão Jovem geração escolhida por Deus

            Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz I Pedro 2:9


Introdução.
1.     O chamado de Deus para uma missão.Função ou poder que se confere a alguém.


a -   O CHAMADO dizer em voz alta o nome de alguém para que venha
Rm 1.6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.

1º.    Chamando para luz... 1Pedro 2:9 Vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz I
I.       A luz do evangelho 2 Co 4.4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a[ luz ]do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
II.     A luz raiou  Mt 4.16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A[ luz ]raiou.
III.    A luz da vida  Jo 8.12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a[ luz ]do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a[ luz ]da vida.
2º.      A fidelidade de quem chama 1Ts 5.24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.1 Co 1.9 [Fiel] é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
2 Co 1.18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não.
2 Ts 3.3. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.
Ap 3.14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus
Ap 19.11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se [Fiel] e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

I.       Fiel é Deus, que não vos deixará 1Co 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
II.     Fidelidade na aliança Dt 7.9 Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
III.    O guardião fiel. Sl 121 LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

3º.   Chamado sem acepção 1Co7.21 Foste chamado sendo servo?...
AT 10.34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz [acepção] de pessoas;
Rm 2.11 Porque, para com Deus, não há [acepção] de pessoas.
Ef 6.9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há [acepção] de pessoas.
2Cr 19.7 Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no SENHOR nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.

I.       Porque Deus é grande. Dt 10.17 Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz [acepção] de pessoas, nem aceita recompensas;
II.     Porque todos são obras de suas mãos. Jó 34.19 Quanto menos àquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos.
III.    Porque ele julga as nossas obras. 1 Pd 1.17 E, se invocais por Pai aquele que, sem [acepção] de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

b -    A MISSÃO. Função ou poder que se confere a alguém.
I Co 7. 20 Cada um fique na vocação em que foi chamado.

1º.   Missão de poderMt 10.1 E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

I.       Doação de poder. Mt 10.1 E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
II.     Revestidos de poder. Lc 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
III.    Testemunho com poder. At. 4.33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

2º.    Missão eclesiástica. Rm 1.1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
I.     Pregar o evangelho Mt 1.15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no [evangelho].
II.   Amar o evangelho Mc 10.29 E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do [evangelho],
III. O poder do Evangelho Rm 1.16 Porque não me envergonho do [evangelho] de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

3º.    Missão da salvação 1 Tm 6.12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

I.Para obter paz Cl 3.15. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecido.
II.   Para abençoar 1Pd 3.9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis à bênção.
III.  Para receber o Espírito Santo Ef 1.13. ...o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.



2.  Deus convoca  jovens.
Hb 11.8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

1º.   Convocou Davi 1Sm 16.11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. 12 Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

I.      Acabaram os jovens
II.    Ainda falta o menor
III.  É você mesmo

2º.   Convocou Josué Dt 31.14 E disse o SENHOR a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; [chama] a Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da congregação.

I.      Para substituir
II.    Para receber ordem
III.  Para ouvir Deus falar

3º.   Convocou Samuel 1Sm 3.6 E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.

I.          Agir
II.        Consultar
III.Ouvir Deus falar

3.     Qual é a sua geração?

1º.   Mal Mt 12.39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma[ geração ]má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Mt 12.45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta[ geração má.

2º.   Incrédula Mt 17.17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. Mc 9.19 E ele, respondendo-lhes, disse: Ó[ geração ]incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.

3º.   Geração perversa At. 2.40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Dt 32.5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; [geração] perversa e distorcida é

4º.   Geração adúltera e pecadora Mc 8.38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

5º.   Não conhece ao senhor Jz 2.10 E foi também congregada toda aquela [geração] a seus pais, e outra [geração] após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.

6º.   Geração corrompida Fl 2.15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma[ geração ]corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;


7º.   Geração rebelde Sl 78.8 E não fossem como seus pais, [geração] contumaz e rebelde, [geração] que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

8º.   Geração que teme Lc 1.50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.

9º.   Geração eleita 1 Pd 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10º.     Geração que anuncia o senhor Sl 71.18 Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta [geração], e o teu poder a todos os vindouros.

11º.     Geração de Deus At. 17.29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

12º.     Geração que louva ao Senhor Sl 78. 4 Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à [geração] futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez.


Sl 79.13 Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de [geração] em [geração] cantaremos os teus louvores.

Sl 89.1 AS benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de [geração] em [geração]

Pv 30.11 Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.
12 Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia.
13 Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são sempre levantadas.
14 Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.

Is 60.15 Em lugar de seres deixada, e odiada, de modo que ninguém passava por ti, far-te-ei uma excelência perpétua, um gozo de geração em geração.

4. Deus escolheu você

Lc 6.13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

1º.   Escolheu os fracos 1Co 1.27 Mas Deus [escolheu] as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus [escolheu] as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
Nós 1Co 13.4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos [fracos ]nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.

2º.   Escolheu os pobres 5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não [escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

3º.   Escolheu os desprezados 1Co 1.28 E Deus [escolheu] as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
_____________________________________________________________________ 

Deus faz grandes coisas! 

          Texto: Sl - 126 - 1:3 
          INTRODUÇÃO: 
          O povo de Deus estava já há muito tempo cativo fora de Sião .Seus corações estavam amargurados e não conseguiam mais cantar. Penduraram suas harpas, porque estavam tristes. O Salmo 137 relata que junto aos rios da Babilônia eles se assentavam e choravam, lembrando de Sião. Nos salgueiros penduraram suas harpas, e aqueles que os levaram cativos pediam que eles cantassem uma canção de Sião. Mas eles diziam: “como entoaremos o Cântico do Senhor em terra estranha?” E eles pediam ao Senhor que se lembrasse deles e os levasse de volta a Sião. Então veio do Senhor um grande livramento e o Eterno os trouxe de volta a Sião.Imagine você agora, eles chegando em Jerusalém, pelo Monte das Oliveiras e de lá contemplando sua amada Jerusalém. O Templo Sagrado, onde antes do exílio, subiam todas as semanas para adorar o Senhor nosso Deus; subiam para as festas, trazendo as primícias para Deus. Lugar que O Eterno escolheu e designou para abençoá-los. Acredito que eles choravam e riam de emoção e felicidade. Agora podiam perceber as grandes coisas que O Todo Poderoso tinha feito por eles, trazendo-os de volta a Sião. Foi nessa circunstancia que o salmista escreveu o Salmo 126: “ Quando O Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram `a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de risos e nossa língua de cânticos ; porque se dizia entre as nações: “que extraordinário é o que fez o Eterno a este povo. 

          1. Percebendo o que Deus tem feito por nós. Será que antes de serem tomados cativos e exilados; quando eles gozavam de todas as bênçãos na Terra Santa, sabiam avaliar e agradecer ao Eterno? Será que foi necessário o cativeiro para descobrirem, o quanto, antes eram felizes e abençoados? Será que muitas vezes não fazemos assim? Reclamamos de tudo e não conseguimos enxergar o quanto Deus nos tem abençoado? Será que necessitamos de padecer, sofrer, chorar e gemer, como aconteceu ao povo de Israel, para depois reconhecermos o que Deus tem feito por nós? 
          a. Riso. A boca se encheu de riso. Jó 8.21 Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo. 
          b. Cantamos. A nossa língua se encheu de cânticos. 
          c. Falamos. Então se dizia. 

          2. Revivendo a alegria de rever o templo. 

        a.A chuva que cai. 
        o Neguebe, lugar seco, árido e que é capaz de produzir com a chuva, a relva, o verde, o fruto. O que era um dos locais mais secos no contexto da história de Israel se torna uma torrente com as chuvas. 
         b.Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria 
           c. Colher o fruto dos sonhos 

          3. Deus faz grandes coisas

        a. Restaurou a sorte do seu povo Os versículos de 01-03 nos ajudam a refletir sobre a alegria que é trazida como lembrança. Um testemunho interno e externo do que Deus faz. É interessante que é a mesma palavra utilizada em Jó 42.10, quando Deus “restaurou” sua sorte. A restauração do exílio, a volta para casa, a memória é fundamental para o viver na fé. “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”!Renovavam a fé e a esperança, refletiam a necessidade de depender de Deus. 
          b. Agradecidos pelos feitos do Senhor. Imenso é o nosso regozijo, pelas maravilhas que nos fez O Eterno.... Os que a chorar vem trazendo as sementes, em jubilo retornarão carregando os frutos da colheita tão esperada”. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ensine a sermos gratos. Vamos olhar tudo o que Ele nos tem dado; o quanto nos tem guardado, e tudo que tem nos feito e vamos dizer como o salmista: 
          c. Esperando grandes coisas de Deus. Cristo derrama muitas bênçãos sobre a sua igreja (comunhão dos santos, proteção e cuidado; ele sustenta a sua igreja até o fim). Tudo o que somos e fazemos devemos a Cristo. É por causa dele que estamos nos alegrando esta noite na sua presença. Ele é o Senhor desta igreja e a tem sustentado ao longo dos anos; ele prometeu jamais abandonar o seu povo. Ele ainda está fazendo grandes coisas pelos irmãos (governo, cuidado e intercessão). Ana esperou grandes feitos de Deus. O cego bartimeu esperou grandes feitos de Deus. O povo de Israel esperou cerca de 400 anos. Isaque esperou por uma esposa. Davi esperou pela vitória sobre o gigante. Mardoque esperou pelo livramento de seu povo. “Grandes coisas fez o Eterno por nós e por isso estamos alegres! Ilustração do escravo. Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos? Dt 3.24. Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto. Dt 10.21. 

________________________________________________________________________ 


 Jesus o homem que tem poder 

Texto = Dn 7.13,14 
Introdução. 
         O texto de Daniel nos demonstra que este que tem força e poder é Jesus Cristo o filho de Deus. 

1-Poder sobre os demônios 
a) O endemoninhado gadareno Mc 5.1-13 
b) O endemoninhado mudo Mt 9.32 

2-poder sobre a natureza 
a) Jesus acalma a tempestade Mc 4.35-41 
b) A pesca maravilhosa Lc 5.1-11

3-Poder sobre circunstâncias diversas 
a) A multiplicação dos pães Jo 6. 1-15. 
b) A moeda na boca do peixe Mt 17.24-27 
c) A água transformada em vinho lc 2.1-10

4-Poder sobre as enfermidades 
a) O homem com a mão atrofiada Lc 6.6-11 
b) A mulher hemorrágica Lc 8.43-48 
c) O cego de Jericó Lc 18.35-42 

5-Poder sobre a morte 
a) O filho da viúva de naim Lc 7.13 
b) A ressurreição de Lazáro Jo 11.1-45 

Conclusão: Sabe que Jesus é o homem que tem autoridade sobre todas as coisas, se você crê receberá a sua benção.

_________________________________________________________

Como está o teu vaso? 

          Texto: At 9.15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

          Introdução: Por que o Senhor Jesus nos considera"vasos"? Por que a finalidade principal de um vaso é se tornar um recipiente onde guardamos alguma coisa. E Jesus, quando nos chamou, mediante nossa obediência dia após dia sempre deposita alguma coisa de valor dentro de nós. (2Co 4.7) "Ai daquele que contende com o seu Criador! e não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. (Is 45.9) O que significa a palavra caco? significa: Objeto estragado,objeto ordinário, pessoa que perdeu os seus encantos.

          1. Que material é feito o Vaso: Plástico, Vidro, Alumínio, Bronze, Mármore, Marfim Ap 18.12 Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore. Ouro - Ex 25.39. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos. 1° Rs 10.21. Também todas as taças de beber do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro; não havia neles prata, porque nos dias de Salomão não tinha valor algum. Madeira - Ex 7.19. Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra. Cobre – Ex 27.19 No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre. Prata – 1 Sm 8.10. Mandou Toí, seu filho Jorão, ao rei Davi, para lhe perguntar como estava, e para lhe dar os parabéns por haver pelejado contra Hadadezer, e por o haver ferido (porque Hadadezer de contínuo fazia guerra a Toí); e na sua mão trazia vasos de prata, e vasos de ouro, e vasos de bronze, Ferro Js 6.19. Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR. Alabastro - Lc 7.37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; Barro – Is 64.8. ...Nós somos o barro, tu és o nosso oleiro; somos todos obras das suas mãos 2º 4.7. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. “vir como barro, voltei como vaso” A segunda explicação, que é a óbvia, é a seguinte: Porque somos feitos de barro. Somos vasos de barro, podendo até não aparentar grande coisa exteriormente, mas por dentro há um alto investimento, o maior deles com certeza, é o "ESpirito Santo de Deus". ( Gn 4.7) 
           2. O estado do vaso Sujo ou limpo? Pv 26.23. Como o vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno. ? Pv 25.4 Tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor; Limpeza da matéria é hora de tirar a sujeira. Que sujeira é esta? Evidente que é o "PECADO". Se não houver uma limpeza minuciosa, qualquer coisa que fica para traz pode dar problemas na hora em que o vaso for levado para o fogo, por isso que tem muita gente que não agüenta a fornalha de Jeová, porque não deixa o mesmo tirar o último pecado que veio do "Egito", e isso traz sérias conseqüências, até mesmo a morte espiritual. Impuro ou Santo - Lv 11.33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis. 1 Sm 21.5. E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso. 1º Ts 4.4. Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Honra ou Desonra? - Rm 9.21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 2º Tm 2.20.21. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Consagrado ou destruído – 1º Rs 15.15 - E à casa do SENHOR trouxe as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo consagrara; prata, ouro e vasos. 2º 36.19. E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos. Agrada ou desagrada ao Senhor. Jr 48.38 Sobre todos os telhados de Moabe e nas suas ruas haverá um pranto geral; porque quebrei a Moabe, como a um vaso que não agrada, diz o SENHOR. 
Quebrado ou perfeito? – Sl 31.12. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. Is 30.14. E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o ... Quais vasos se quebraram em sua vida? Quais necessitam ser restaurados? (a) vaso do primeiro amor? Você perdeu o gosto pela Bíblia, pela oração e comunhão com Deus, com a igreja e os irmãos? (b) vaso da pureza? Vocês se soltou? Fez concessões à carne, ao mundo e ao diabo? (c) vaso da dependência? Você se envaideceu? Tornou-se autônomo, independente, auto-suficiente? Perdeu a força da esperança cristã, a capacidade de crer? (d) vaso do compromisso? Você quebrou os votos, as alianças e os pactos que fez com o seu cônjuge, pais, sócios ou filhos? Você rompeu com todos os seus compromissos? Não é hora para culpar ninguém, somos responsáveis pelas mazelas em nossa própria vida, mas ainda não é o fim, sabe por que? 
          3. Onde o vaso está? 
         Babilônia 2º Cr 36.10. E no decurso de um ano enviou o rei Nabucodonosor, e mandou trazê-lo a Babilónia, com os mais preciosos vasos da casa do SENHOR; e pós a Zedequias, seu irmão, rei sobre Judá e Jerusalém. Guerra Santuário – Nm 31.6. E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão. 
            Na casa do Senhor 
         4. O que tem dentro do vaso? É o oco do vaso que lhe dá utilidade.   
       Nada – Jr 51.34. Nabucodonosor, rei de Babilónia, devorou-me, colocou-me de lado, fez de mim um vaso vazio, como chacal me tragou, encheu o seu ventre das minhas delicadezas; lançou-me fora. 
       Vinagre – Jô 19.29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca 
          Água – Nm 5.17. E o sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará o sacerdote do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água. 1 Rs 17.10. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. 
           Bálsamo, mel, especiarias e mirra - Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas; Gn 43.11.  
          Maná - Ex 16.33. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e pöe nele um ómer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas geraçöes. Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; Hb 9.4.
          Azeite – Nm 4.9. Então tomarão um pano azul, e cobrirão o candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus espevitadores, e os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que o servem. 1° Sm 10.1. Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança? 2º Rs 9.3. E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o SENHOR: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge, e não te detenhas. Zc 4.2. 3 E disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lámpadas; e sete canudos, um para cada uma das lámpadas que estão no seu topo. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. 
          Perfume - Mt 26. 7. Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa. 
          Conclusão: Paulo sabia que era somente um vaso de barro, fraco, sem beleza própria, Mas era o que Deus guardara dentro deste vaso que dava ao vaso o seu maior valor Deus colocara um tesouro da sua graça dentro deste vaso Deus colocara o seu Espírito Santo dentro deste vaso. Paulo não estava com medo dos sofrimentos e provações porque ele sabia que Deus guardaria o seu vaso melhor do que ele mesmo guardava o seu tesouro E isto ficava claro para ele a medida que percebia as contradições da sua vida ; o vaso era de barro - mas nele se manifestava o poder de Deus 

______________________________________________________

A HONRA DE SER UM VASO DE BARRO 

           II Cor 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 

          1.  SÓ OS VASOS DE BARRO TEM A VIDA DE CRISTO.  
*É preciso ter a vida de Cristo para carregar a cruz - 2 Co 4.10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;  
*É preciso ter a vida de Cristo para suportar as dores - 2 Co 4.11 E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.  
*É preciso ter a vida de Cristo para sofrer pelo próximo - 2 Co 4.12 De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 

          2.  SÓ OS VASOS DE BARRO TEM O PODER DE CRISTO 
* Em tribulações é o poder de Cristo que nos encoraja - 2 Co 4.8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 
* Em perseguições é o poder de Cristo que nos fortalece - 2 Co 4.9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 
* Em adversidades é o poder de Cristo que nos constrange - Fp 3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 

          3.  SÓ OS VASOS DE BARRO TEM A GLÓRIA DE CRISTO 
* A glória envolve o esforço em ter uma vida transformada - 2 Co 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 
* A glória envolve o esmero em procurar o conhecimento - Rm 9.23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, 
* A glória envolve a disposição de anunciar o evangelho - I Co 9.16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

Postagens mais visitadas deste blog

70 anos Assembleia de Deus

Por que os Pobres São Tão Pobres?