Os Povos não Alcançados


 

Os pobres que estão perdidos e os perdidos que são os mais pobres
 
       E este evangelho do reino será pregado em todo o Mundo, em testemunho a todas as nações, (etnias), e então virá o fim. Mateus 24:14
         Medite sobre estes Versículos, Palavra por Palavra. Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Isaías 54: 2-5
        Em Mateus 28:19 diz para irmos e fazermos discípulos de todas as nações ou ‘etnia’, significando grupos de pessoas que estão provavelmente juntas pela história, língua e cultura comuns. De acordo com Atos 1:8 temos três campos para irmos e trabalharmos neles.
        Jerusalém significa nossa casa onde pessoas como nós, falam a nossa língua e onde conhecemos os nossos caminhos.
        Judéia e Samaria estão próximas, onde as pessoas são semelhantes a nós, mas a cultura e o dialeto são um pouco diferentes e pode haver um pouco de preconceito.
      Os Confins da Terra onde as pessoas são muito diferentes na sua cultura, clima, estilo de vida, religião e idioma.
       A idéia é que trabalhemos em todas as 3 áreas ao mesmo tempo. Obviamente podemos fazer mais em nossa 'Jerusalém', porque ali somos fortes em mão-de-obra, materiais e dinheiro. Podemos fazer menos em nossa Judéia e Samaria, e nos confins da terra nos encontraremos muito limitados.
        Alguns acham que deveríamos cristianizar nossa Jerusalém antes de sair. Se isto tivesse acontecido então, a igreja teria permanecido ainda na cidade de Jerusalém, que ainda é hoje, uma das cidades mais resistentes ao evangelho na terra.

1. Vamos Dar Uma Nova Olhada Em Nosso Mundo
Vamos dividir o Mundo em 3 partes:
Mundo A – tem uma Abundância de pessoas não alcançadas!
Mundo B – onde as pessoas vivem Bem ao lado dos Cristãos que são sal e luz.
Mundo C – O Mundo Cristão, repleto com testemunhas do evangelho, recursos e obreiros.
Indigenas da Aldeia Caramuru
2. O Mundo A é o Mundo Não Evangelizado.
Tipicamente de 0 a 0,05% de cristãos, ocupa cerca de 66% do Mundo, com 3 bilhões de habitantes, nas 55 nações menos evangelizadas, países como Afeganistão, Síria, Maldivas, Saara Ocidental, Coréia do Norte, Djibuti, Uzbequistão.
          Às vezes as pessoas chamam a ‘janela10/40’, de Mundo A, porque geograficamente estende-se entre os graus 10º N e 40º N a partir do Equador, e vai da África Ocidental ao Japão. Dentro da Janela vive a maioria das pessoas perdidas e mais pobres do Mundo. Na janela 10/40 situa-se a antiga Rota da Seda que já em 1.000 AC ligava a Europa ao longínquo oriente. Ao longo dela os eventos bíblicos aconteceram, as antigas civilizações surgiram, e as grandes religiões do Hinduismo, Budismo e Cristianismo viajaram por ela juntamente com os comerciantes. A última foi o Islamismo, que explica porque esta região atualmente é muito resistente ao evangelho. A maioria dos pobres do Mundo também vive ao longo da Rota da Seda, o que não é nenhuma coincidência. Alguns crêem que a Rota da Seda também será o caminho em que muitos novos missionários chineses viajarão para levar o evangelho de volta à Galiléia.
3. Como você Alcançaria o Mundo 'A'?
         Embora distante das igrejas ocidentais, Deus estabeleceu muitas novas igrejas no Mundo em desenvolvimento, próximas desses povos não alcançados. Para um ocidental, missões aos povos não alcançados requerem anos de treinamento, aprendizado de idiomas e de adaptação. Mas para um crente indiano, chinês ou africano, estes últimos povos não alcançados remanescentes são seus vizinhos próximos e podem inclusive compartilhar uma cultura ou língua similar.
         Uma das melhores coisas que uma igreja ocidental pode fazer é ajudar uma igreja do mundo em desenvolvimento e a melhor coisa que uma igreja do mundo em desenvolvimento pode fazer é ter uma visão missionária, uma parceria com uma igreja ou missão ocidental, e enviar missionários de seu próprio povo.
Indios Pataxós hã-hã-hães e seus rituais

4. O Mundo 'B' é Evangelizado Mas Ainda Não é Cristianizado
       Compreende cerca de 41% do Mundo, onde testemunhas cristãs se estabeleceram há muitos anos. Em países como Índia, Cuba, Mianmar, Síria, Indonésia, Chade, Nigéria, as pessoas não salvas vivem perto de cristãos e podem ser alcançadas pelo evangelismo da igreja.
5. O Mundo 'C' é o Nosso Mundo Cristão
         Vivemos em cerca de 30% do Mundo e nossas nações possuem a maioria das riquezas. O Mundo C compreende países como Grã-Bretanha, Guatemala, Brasil, Austrália, Quênia, Noruega, EUA e Canadá. O problema é que os cristãos no Mundo C não levam seriamente a sua responsabilidade de alcançar os povos até mesmo do Mundo B, deixando sozinhos os povos não alcançados do Mundo A.
 De Cada Dez Pessoas Vivas Hoje –
Quatro são pessoas não alcançadas no Mundo A
Três vivem perto de cristãos no Mundo B
Três são cristãos no Mundo C
        Quem no Mundo C está disposto a orar, ofertar ou ir ao Mundo B ou aos 1.700 povos menos alcançados do Mundo A? Cada um dos 1.700 povos tem 10.000 ou mais pessoas, e existem muito mais ‘etnias’ com uma população menor. Uma viagem do Mundo C ao Mundo A ou mesmo ao Mundo B em oração ou em um avião é a única maneira de ganhar a ‘etnia. ’ Existe uma conexão entre a etnia e a volta de Jesus? .
6. Alcançando ao Não Alcançado
Casal de Indio Pataxó-hã-hã-hães
          As igrejas do Mundo em desenvolvimento têm material humano e disposição de ir aos povos não alcançados, mas carecem de treinamento e especialmente de finanças. Aqui estão algumas maneiras de um crente, do mundo em desenvolvimento, ser um missionário sem ter que levantar muito dinheiro: 
·         Muitos governos, como a China ou a Líbia patrocinam estrangeiros para estudarem em suas universidades.
·         Empregados no Oriente Médio podem ser missionários ao mesmo tempo.
·         Empresários podem comerciar globalmente.
·         Refugiados podem levar o evangelho bem longe e com abrangência. Se isto acontecer com você – vá!
·         Adquira habilidades em Inglês ou computação e o Mundo se abre. Eles recrutam um especialista, mas recebem um missionário.
Separe um Minuto para Mudar o Mundo 
Leia Livro JONAS (todo o livro) em Sua Bíblia

Ore pelos Povos Menos Alcançados do Mundo.
Onde você vive
Em qual destes três Mundos A, B ou C? 
Por que  você acha isto? 
Pense sobre outras nações em seu continente. 
Em que Mundo elas estão?
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

70 anos Assembleia de Deus

Por que os Pobres São Tão Pobres?