Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Por que os Pobres São Tão Pobres?



"Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados." Provérbios 31:8-9.

Jesus falando para uma multidão de pessoas em grande parte campesinas, que viviam sob o controle dos militares romanos opressores e líderes religiosos ricos, disse, " Bem-aventurados vós, os pobres," Lucas 6:17-20. Embora frequentemente tendamos a espiritualizar as referências de Jesus sobre os pobres, como significando os espiritualmente pobres, a palavra que Jesus usa aqui é "ptochos", que literalmente significa os verdadeiramente pobres. A Bíblia contém pelo menos 245 referências sobre os pobres, sendo assim, Deus tem muito a dizer sobre este assunto, que é importante para Ele e Deus nunca chama a pobreza de abençoada, glorificada ou romântica, ao contrário, a Bíblia diz que a pobreza é uma maldição.

1. Por que Os Pobres são Pobres?
Algumas pessoas são pobres e carentes sem culpa própria, mas por causa da exploração e opressão, os pecados dos ricos, dos líderes corruptos, ou da dominação de nações invasoras. As palavras em hebraico são 'rush' e 'ani'.

Os Pobres Humildes do Senhor
Alguns do povo de Deus reduzidos à pobreza e opressão são chamados de os pobres humildes do Senhor e eles clamam a Ele em humilde dependência, Êxodo 1:11-12 (Hebraico: ani, Grego: ptochos)

Vítimas De Catástrofes
As pessoas também podem ficar pobres devido a calamidades naturais, por um acidente, desastre econômico ou nasceram deficientes físicas, novamente sem culpa própria. Elas podem ser pessoas simples, órfãos e viúvas indefesas. (Hebraico Ebyon, dallah e dal)

Pecados Pessoais
muitos outros podem ser pobres devido a seus pecados pessoais, que são de sua própria culpa. Leia Jó 33:3, Provérbios 13:25; 24:30; 21:5; 22:16; 21:17; 28:22; também em Deuteronômio 24:48 (hebraico: chaser). Pecados pessoais causam pobreza, mas por sua vez a dor da pobreza causa mais pecados pessoais como o roubo, o alcoolismo, a imoralidade, as doenças e a violência. Provérbios. 30:9, 30:7

2. Como Eles Podem Ser Abençoados?
Jesus chama os pobres de abençoados porque Ele sabe que são abençoados por Deus, O Deus da justiça, o Deus que corrige tudo. Os pobres, na maioria, nunca ouviram isto, quanto mais abriram seus corações e vidas para receberem esta benção.

Qual É A Resposta De Deus?
Provérbios 31:9 diz aos crentes exatamente o que fazer. " Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados." O futuro dos pobres está em nossas mãos, embora isto possa ser um negócio perigoso, como os riscos que sofreram cada um dos defensores dos pobres como demonstram Amy Carmichael, William Wilberforce e William Booth.

Deus Vê Seus Pobres Como Preciosos
Leia Jó 36:15, Salmo 34:6; 35:10; 113:7-8, e saiba que as boas novas de Deus para os pobres "ebyon", "dal" e "dallah" é Jesus, Lucas 7:22.

Nós Somos as Mãos de Jesus
Alguns citam I João 3:17 ou Tiago 2:15;1:27 e dizem que devemos ajudar primeiramente aos nossos irmãos. Isto é bom porque existem muitos lutando na fraqueza, mas mesmo os pobres que buscam, que podem não ser amáveis ou particularmente gratos, acham misericórdia e graça em Deus. Deus fala a eles especificamente no Salmo 23:1 e no Salmo 34:9-10. Leia Jó 29:15-16.
 
3. Como Os Pobres São Abençoados?
Quando Jesus disse, "Bem-aventurados vós, os pobres," Ele estava olhando os Seus discípulos, Lucas 6:20. São os pobres, que também são discípulos, que são abençoados através da fé em Deus.

Abençoados Pela Preocupação de Deus
Deus entende a dor e pobreza melhor do que ninguém, porque na cruz, o próprio Deus como Jesus sofreu a traição final, injustiça opressão e falta de tudo.
  • Jó defende os pobres, Jó 31:16
  • Os Salmos de Davi trazem esperança aos pobres.
  • Isaías profetiza ajuda para as pessoas que amam os pobres, Isaías 58:6-12.
  • Oséias nos conta como Deus ganha corações, Oséias 11:4.
  • Jeremias pergunta se realmente conhecemos o Senhor, Jeremias. 22:16.
  • Jesus foi ungido por Deus para ministrar aos "ptochos", pobres humildes de Deus, Lucas 4:18-19.
  • Paulo coloca a doutrina em ação, Gálatas 2:10, 6:10; II Coríntios 8:13.
  • Tiago desafia a igreja, Tiago 2:5, 14-16
  • A igreja zelosa de Pedro, Atos 4.34.
  • A palavra final de João, I João 3:17-18.

Bênção Através do Perdão
Em Jesus há o perdão de Deus por todos os pecados pessoais que provocam a pobreza. O declive que nos faz escorregar para o inferno pode ser interrompido e revertido.

Benção Pela Graça De Deus
Jesus dá aos pobres o poder sobre a tentação. As mãos que antes roubavam agora trabalham para Deus, para a família e para os outros. Efésios 4:28.

Benção Através do Povo De Deus
Deus ordena aos crentes, com posses e com liberdade, a proverem aos pobres e a tomar posição contra as injustiças que mantém milhões na pobreza - "rush" - no mundo inteiro. Em Mateus 25:35 Jesus nos mostra como.

No contexto dos pobres, os discípulos devem amar aos inimigos, que podem ser os pobres que nos roubam, e não somente amar aos que nos amam. Devemos fazer o bem não somente para os que nos fazem o bem, não julgá-los e não somente emprestar àqueles que nos pagam. "Dai, e ser-vos-á dado;" Lucas 6: 27-38. "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício." Provérbios 19:17.

O evangelho abençoa os pobres se eles forem a Cristo e o mesmo evangelho também abençoa os ricos se eles forem a Cristo. Mas se um rico causa a pobreza aos outros, então de acordo com Tiago, que ele tome cuidado, Tiago 5:1-6.
De que maneira você poderia ser as mãos, os pés e o coração de Jesus para os pobres em sua cidade? Procure um grupo ou agência, cristão ou não, que estejam trabalhando entre os pobres e ofereça-se para fazer um trabalho ou projeto para eles. Explique em  detalhes práticos o que pode ter acontecido às pessoas para fazê-las pobres. Jeremias 22:16. Deus com certeza te abençoará.








Nenhum comentário:

Postar um comentário